06
jul
08

Pensando na gente (desenvolvedores!)

Bom pessoal, hoje estou aqui pra pedir ajuda. Sim, pedir ajuda pra todos àqueles que utilizam a web(www) para alguma coisa, seja para estudar, trabalhar, jogar ou ficar rico! E falo por todos desenvolvedores que tem o navegador como container de suas aplicações, que tem que lidar com as diversidades de dois mundos, MS Internet Explorer 6 contra a rapa!

O dia-a-dia no desenvolvimento de software web é um tanto sofrido para quem tem que, além de fazer uma aplicação com boa usabilidade, performance e ainda bonitinha, tem de manter compatibilidade com a ferramenta <voz_do_faustão>da gloriosa Microsoft</voz_do_faustão> que vem com o Windows XP: IE6. Sempre que você faz algum milagre em JavaScript, ou usa alguma técnica Web 2.0 pensando em agradar o usuário final (ou até mesmo o seu gerente!), tem que ficar com os dois pés atrás, pois você só pode comemorar depois de testar no IE6. O IE6 com certeza pode ser apontando como o pior navegador de todos os tempos, lento, péssima usabilidade, segurança terrível e ainda vai na contra-mão de todos os padrões WWW. O fato é que muita gente que programa não sabe que na verdade nem JavaScript este browser suporta, na verdade ele suporta um clone da Microsoft chamado JScript, este sim é o que deixa os programadores do mundo todo de cabelo em pé.

É claro que eu não podia deixar de fazer um comentário maldoso. Atualmente ainda temos muitas aplicações que não usam muitos recursos maravilhosos que a nova gereção de navegadores oferecem por culpa de empresas que não tem coragem de chutar o balde e forçar seus clientes à migrarem seus navegadores em prol de uma melhoria para todos, desenvolvedores e usuários! É claro que este tipo de empresa casualmente adotam metodologias duvidosas (waterfall puro!!), que refletem diretamente na qualidade de seus aplicativos, mas por outro lado temos empresas que lideram um movimento que deveria ser seguido por todos àqueles que querem se manter no mercado, uma delas é a 37Signals, que já manifestou algumas vezes o seu abandono ao IE6 dizendo que apartir do dia 15 de agosto todas suas aplicações passariam a não ter o compromisso de suportar o IE6.

Bom, acho que já ficou claro até aqui, que o passoal do 1Up4Developers apoia esta causa, e é por isso que escrevo este post, para mostrar a nossa aderência à campanha SaveTheDelelopers.

Assim como nós, muitas pessoas começam a apoiar essa campanha através de seus blogs, pessoas que são referência no desenvolvimento de software web. Eu descobri esta campanha através do blog Nome do Jogo, do Carlos Brando, e de imediato pensei em fazer este post.

Pessoal, disseminem esta idéa em todos os lugares, quando algum parente chamar você para consertar seu computador diga: só se você atualizar o seu navegador!

Abraço

Anúncios

2 Responses to “Pensando na gente (desenvolvedores!)”


  1. 1 rodrigopanachi
    julho 8, 2008 às 12:52 am

    Miguel, fantástico esse post! Desde que comecei a me interessar por desenvolvimento web (há uns 3 anos atrás) esse problema da compatibilidade de browsers sempre me perseguiu. Assim que aprendia uma técnica nova, tinha que descobrir como fazer para que ela funcionasse no IE, etc…

    Não acredito que em pleno ano 2008 as pessoas ainda estejam “presas” à Microsoft e seu “glorioso navegador”. O Firefox está aí e de graça, para ser baixado por quem quiser a qualquer hora. E não é só ele, tem o Opera que também está muito bom e muitos outros por aí (não lembro todos).

    Infelizmente, para nós (desenvolvedores), muitas empresas ainda têm o rabo preso com “marcas” e desenvolvem as aplicações nos moldes desses navegadores limitados. Os recursos que não são sacrificados ficam sofriveis de implementar.

    Já aderi a esta campanha desde Janeiro, quando comecei a desenvolver meu blog, que por sinal rodava muito bem no Firefox mas alguns recursos de CSS não funcionavam no IE. Pra quem se sentisse prejudicado, tinha um link enorme para baixar o Firefox.

    Depende de nós, desenvolvedores, apoiar este movimento e fazê-lo decolar!

  2. 2 miguelhorlle
    julho 8, 2008 às 3:03 am

    Realmente Rodrigo, e acho que cabe à nós desenvolvedores espalharmos esta informação para o maior número de pessoas possível. Testes como ACID3(http://acid3.acidtests.org/) devem se tornar de conhecimento de todos, para que no fim, todos tenham discernimento para escolher a melhor ferramenta para comportar aquilo que no final acaba sendo a maior parte das aplicações de um usuário regular, web!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Saiba mais sobre nós

RSS Feeds

julho 2008
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Feed Counter

Blog Stats

  • 1,118 hits

tail -10f /top-posts

RSS job4dev

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

%d blogueiros gostam disto: