18
jun
08

A importância de estudar constantemente

Já faz tempo que venho ensaiando este post. Minha idéia é mostrar como é importante na nossa profissão de “desenvolvedor” estar constantemente aprendendo novas técnicas, linguagens, frameworks, metodologia, etc. Com um mercado tão competitivo como o de Desenvolvimento de Software, não podemos nos dar o luxo de conhecer apenas uma linguagem. Evidente que é bom que você escolha uma para se especializar, mas de forma alguma deve ser a última linguagem que você aprenderá.

Há algum tempo atrás, orientação a objetos era uma coisa de outro mundo para mim. É sério, não conseguia pensar na possibilidade de existir outro paradigma de programação. Bem, depois que estudei muito sobre OO e passei a utilizar profissionalmente, hoje não consigo me imaginar trabalhando sem OO. Tudo fica claro, organizado, abstraído… O que eu ganhei com isso? Com certeza consegui ser mais produtivo, mais organizado e mais eficiente e, como consequência, melhor remunerado. Se ainda desenvolvesse proceduralmente, certamente ainda desconheceria conceitos e técnicas, sendo apenas mais um na multidão. E não é assim que um verdadeiro desenvolvedor ágil quer ser visto, certo?

Outra coisa que estudei muito e hoje fico feliz em utilizar profissionalmente são Testes Unitários. Uma das premissas do desenvolvimento ágil está relacionada à qualidade do código. Com testes unitários é possível desenvolver incrementalmente e responder rápido às mudanças pois seu código está “protegido”. Além de servir como apoio à refactoring. O que eu ganho com isso? Consigo me preocupar apenas com o desenvolvimento de uma pequena funcionalidade por vez, meu código fica mais “limpo” e manutenível. Em consequencia disto me torno mais ágil e sou melhor remunerado. Além de poder dormir mais tranquilo…

É importante reconhecer que há muito para aprender ainda. Nosso cenário de trabalho muda constantemente e os “usuários” são cada vez mais exigentes. Além disso, é importante lembrar que não existe bala de prata, não existe uma tecnologia que resolve todos os problemas. As linguagens e tecnologias são limitadas e precisam evoluir. Você precisa evoluir junto! Não se esqueça também que lá fora tem um mercado de trabalho começando a enxergar essas qualidades ágeis.

Anúncios

2 Responses to “A importância de estudar constantemente”


  1. junho 19, 2008 às 9:57 am

    É truta, gostei do post, rápido, objetivo, simples e pragmático !
    Por sinal, recomendo muito o Pragmatic Programmer que dá varias dicas sensacionais e uma delas que é que não existe bala de prata !

    sucesso!

  2. 2 miguelhorlle
    junho 19, 2008 às 10:02 am

    Grande post!
    Podemos dizer que é um post de alerta, pra lembrar-nos de nosso dever como desenvolvedor.
    Hoje em dia não basta fazer código com qualidade, devemos fazer um código atualizado com as tendências de mercado, alinhado com as últimas tecnologias e patterns…

    Show de bola! Abraço


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: