15
maio
08

A ferramenta/metodologia que ainda não existe.

Este é meu primeiro post aqui no 1up4developers e tentarei ser objetivo.

É fato que a maioria das empresas de desenvolvimento de softwares são desorganizadas, têm problemas nas entregas, falta documentação, etc. Outro ponto em comum é a espectativa de resolver todos os problemas apenas adotando uma ferramenta/metodologia de nome forte ou que ainda não foi inventada.

Só para ilustrar essa afirmação, vou expor algumas situações reais que presenciei:

Multinacional alemâ com dificuldades no levantamento de requisitos e testes buscou resolver seus problemas com uma suíte de produtos da Borland. Não deu certo.
Empresa nacional de médio porte quando enfrentou uma crise financeira por não conseguir cumprir datas buscou solução contratando uma consultoria especializada e “organizar” a bagunça. Não deu certo e deixou a empresa à beira da falência.
Empresa nacional de pequeno porte pretendia migrar a tecnologia/plataforma de desenvolvimento fornecendo cursos para seus desenvolvedores na esperança de melhorar o processo e a qualidade de seu produto. O resultado foi desastroso.

É comum hoje ouvirmos nomes como RUP, XP ou Scrum como a solução para todos os problemas de uma empresa. Outros nomes como UML, Testes Unitários e TDD também têm ganhado espaço nessa lista de “celebridades”. O erro das empresas é achar que esses nomes são “roupas” que podem ser vestidas ou trocadas facilmente. Elas têm um problema X e acham que resolvem aquilo adotando uma ferramenta/metodologia Y.

A grande solução para esses problemas são as pessoas, os profissionais da empresa. Encorajar o desenvolvimento profissional, incentivar financeiramente, deixar os profissionais à vontade para opinarem são alguns pontos que geram resultados a longo prazo. Valorizar o profissional na contratação também é muito motivador ao invés de tentar negociar seu salário com base em seu tempo de experiência ou quantidade de ferramentas que já trabalhou.

Só para finalizar o post, esperando que tenham entendido a mensagem, fica um artigo do Fowler falando de quando o barato sai caro.

Anúncios

4 Responses to “A ferramenta/metodologia que ainda não existe.”


  1. 1 Roger Leite
    maio 15, 2008 às 2:38 pm

    Bem vindo!
    É truta, adotar metodologias só em frases não adianta mesmo, o que é necessário são ações. É a mesma coisa que eu, no melhor estilo Homer, falar que agora sou Vegetariano, muito mais saudável … e continuar a bater as pratadas de pedreiro. No final, ainda digo pra todos, que ser Vegetariano não funciona ! 😀

    boa, belo rápido post !

  2. 2 Humberto
    maio 15, 2008 às 6:18 pm

    É isso: a mentalidade de “baixo custo a qualquer custo” é AMADORISMO. Apostar tudo em metodologia mágica é só pra achar culpado.

    A metodologia só funciona a partir de um certo nível de profissionalização. Não adianta só abandonar o waterfall. Idéias para posts? Dá pra ir longe nisso.

  3. 3 Roger Leite
    maio 15, 2008 às 7:14 pm

    A metodologia só funciona a partir de um certo nível de profissionalização.
    Concordo plenamente !
    E vou além, as empresas acreditam que usar uma metodologia serve para “gerenciar” o waterfall, sendo que, o próposito principal de qualquer metodologia, é acabar com o bendito – ou seria maldito? – !

  4. 4 miguelbaldi
    maio 15, 2008 às 7:41 pm

    Um dos erros facilmente cometidos por estas empresas é acreditar que o processo/método substitui o valor humano. Empresas como Google provam exatamente o contrário, o sucesso de um determinado produto ou serviço muitas vezes está no esforço de um determinado profissional. Tratar o profissional apenas como uma ‘engrenagem’ para fazer funcionar um motor (leia-se métodologia) é uma enganação.

    Ótimo post! Abraço à todos…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: